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Search fund - Entenda porque esse modelo vem dando certo

Desde 2015 - quando o primeiro search fund tradicional foi criado no Brasil - esse modelo de empreendedorismo por aquisição permeia o mercado brasileiro, ultrapassando mais de 25 fundos captados desde então. Apesar de recente no Brasil, esse veículo de investimento é mais robusto do que muitos imaginam. Criado em 1984 na Universidade de Stanford, nos EUA, é uma ótima oportunidade para jovens talentos que buscam adquirir e gerir uma companhia de médio porte, ainda contando com o apoio de um grupo de investidores experientes em diversos setores da economia e gestão de negócios. Search funds têm histórico extenso no país e no mundo, indicando desempenhos expressivos até aqui.


Com mais de 400 fundos captados no mundo e mais de 200 empresas adquiridas por search funds, uma pesquisa da universidade de Stanford nos EUA mostra que 75% destes fundos geraram retornos positivos, tendo ocorrido até mesmo alguns casos de abertura de capital (IPOs) de empresas investidas, como foi o caso da On Ramp, focada em data centers.

Muito do sucesso do modelo e dos retornos financeiros obtidos se devem a três características presentes nesse tipo de investimento, são elas:


(1) perfil do searcher (nome dado aos empreendedores/ gestores do fundo)

(2) perfil do investidor

(3) perfil do vendedor


Vamos às explicações:

(1) Perfil do searcher: grande parte dos searchers trabalharam previamente com gestão de negócios, e geralmente possuem relação com finanças e investimentos. Também, já tiveram experiência prévia no time de gestão de uma companhia, o que traz grande impacto na profissionalização e estratégia de crescimento da empresa adquirida. Outra característica significativa dos searchers é ter foco total na gestão e crescimento da empresa investida.

(2) Perfil do investidor: corrobora com o perfil dos searchers, ou seja , é mais ativo, participando do conselho da investida, traz experiências de diversos setores e está alinhado com a visão de longo prazo do fundo. Isso permite o foco na maximização do valor do ativo.

Por fim, mas não menos importante temos o perfil do vendedor, porém antes vale destacar algumas características que levam a esse perfil. Ou seja, de praxe um search fund tende a fazer uma compra majoritária da empresa (entre 80% e 100%) e busca empresas saudáveis, com fluxo de caixa positivo e perspectivas sólidas de crescimento no longo prazo. Sendo assim:

(3) Perfil do vendedor: tende a ser um empresário de sucesso, com grande experiência e apreço por sua empresa. Dessa forma, empresários com esse perfil tendem a ser cuidadosos e seletivos ao buscar um plano sucessório para sua empresa, valorizando o legado construído até aqui. Além disso, o search fund se mostra como alternativa interessante para empreendedores que buscam cristalizar os ganhos de seu esforço e trabalho ou até mesmo mudar sua área de atuação.


Deste modo, search fund é um fundo de investimento que tem como objetivo adquirir e gerir uma única empresa de médio porte, os gestores desse fundo e seus investidores possuem papel ativo na gestão da empresa adquirida, atuando como CEOs e constituindo também um conselho de administração com investidores experientes. Dessa forma, a venda para um search fund é uma ótima opção para empresários que buscam alternativas de sucessão para seu negócio e continuidade do legado, dado o viés de longo prazo, a busca por um crescimento sustentável e gestão ativa da companhia, fazendo assim, com que haja um grande alinhamento entre o vendedor e os searchers.


Se você gostou de aprender mais sobre search funds e conhece um negócio ou empreendedor que se encaixa nesse perfil, entre em contato através do nosso site!


Fontes:
https://www.gsb.stanford.edu/experience/about/centers-institutes/ces/research/search-funds/primer
https://www.gsb.stanford.edu/faculty-research/case-studies/2020-search-fund-study-selected-observations
https://www.searchfunder.com/searchfund/map


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